segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Oficiais se escondem e se acovardam na caminhada pela PEC 300


Não somos todos covardes, alguns estavam lá, nós estávamos enquanto AOSS, e fizemos nossa parte, mas abaixo leiam como ficou visto o oficialato militar estadual.

Transcrevo um e-mail de mais um companheiro falando da posição dos oficiais em especial de uma nova entidade que os "fim de carreira" criaram para aparecerem ao sol...

Ainda não comentamos publicamente nada sobre a AOPMPE, estamos apenas observando as ações e omissões, bem como colhendo o que os oficiais do CBMPE (que ficaram de fora) e outros oficiais da PMPE acham sobre isso:

CARO AMIGO, É EXTREMAMENTE PREOCUPADO QUE ESCREVO ESTAS LINHAS.

EU ESTIVE NESSA CAMINHADA JUNTO COM OS PRAÇAS...MAS A PARTICIPAÇÃO DOS OFICIAIS DA CORPORAÇÃO FOI DESASTROSA, UMA VERGONHA, UMA VERDADEIRA LÁSTIMA. CONTEI NOS DEDOS - DE UMA ÚNICA MÃO - OS OFICIAIS PRESENTES NESSA MASSA. É LAMENTÁVEL VER PRAÇAS, SUAS MULHERES, FILHOS, PARENTES ATÉ MESMO IDOSOS, AMIGOS, LUTANDO E SE EXPONDO SOZINHOS POR UM BENEFÍCIO QUE SE PREVALECERÁ PARA TODOS OS CICLOS - E EU ACREDITO NA PEC! ME SENTI ENVERGONHADO POR SER UM OFICIAL. MESMO OS OFICIAIS MAIS CÉTICOS E INCRÉDULOS HAVERIAM DE TER PARTICIPADO, POR UMA QUESTÃO DE HONRA!

REPENSE SUAS POSTURAS SE VOCÊ, AMIGO, NÃO PARTICIPOU. SE VOCÊ ACREDITAVA QUE IRIA SER UMA BADERNA, EIS A NOVIDADE QUE TE TRAGO: OS PRAÇAS DERAM UMA LIÇÃO DE DEMOCRACIA, FORÇA, DISCIPLINA E ACIMA DE TUDO, CORAGEM. TESTEMUNHEI ISSO!

NÃO SE RECONFORTE SOB A JUSTIFICATIVA DE QUE AS LIDERANÇAS ORGANIZADORAS DA PASSEATA NÃO LHE AGRADAM. NÃO SE PERMITA A ESSE MAL!
A PEC É SUPERIOR A ISSO! PROVA MAIOR É QUE POLÍTICOS DE OUTROS ESTADOS DA FEDERAÇÃO SE FIZERAM PRESENTES.

NÃO PODEMOS NOS "ESCONDER" ATRÁS DOS PRAÇAS NA LINHA DE FRENTE, MAS SIM, POR UMA OBRIGAÇÃO MORAL, SEGUIRMOS À VANGUARDA, À FRENTE DELES, E ELES ESTARÃO AO NOSSO LADO E NÃO À NOSSA RETAGUARDA. ELES JÁ PROVARAM ISSO! VOCÊ NÃO VÊ?

RECENTEMENTE FOI CRIADA A ASSOSSIAÇÃO DOS OFICIAIS DA PMPE (AOPMPE). TENTE PARTICIPAR DAS REUNIÕES. SEJA UM MEMBRO! ACREDITE QUE PODEMOS MUDAR A REALIDADE EM QUE FOMOS INSERIDOS.

PAREDE A PAREDE ESTÃO SENDO DEMOLIDAS E O TETO POR SOBRE NOSSAS CABEÇAS JÁ AMEAÇADO E VOCÊ AÍ...DE CADEIRA CATIVA? QUE INÉRCIA PERNICIOSA É ESTA QUE ASSOLOU A OFICIALIDADE? QUE ESTADO DE ACOMODAÇÃO E DESCOMPROMISSO BIZARROS QUE VIVEMOS! NÃO CONVOCO NINGUÉM À REBELIÃO, AO MOTIM, ÀS ARMAS, AO DESRESPEITO ÀS AUTORIDADES CONSTITUÍDAS...NÃO SE TRATA DISSO! MAS SIM DE IMPOR E EXIGIR O RESPEITO QUE FAZEMOS POR MERECER.

...O SALÃO DO CLUBE, COM POUQUÍSSIMAS MESAS, QUE SEQUER SE VIRAM PREENCHIDAS NA POSSE DA DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO (AOPMPE)! ISSO É VERGONHOSO! ONDE ESTÃO OS OFICIAIS DA PMPE???

...ONDE?
REFLITA!
CAP PM AMILCAR.

Desabafo de um capitão da PMPE


Reproduzo abaixo o que pensa um nobre oficial da PMPE sobre a situação atual do oficialato da nossa corporação:

Bom Dia a todos,
Inicialmente nossos cumprimentos à Galindo e os demais companheiros que estão vabilizando o encontro de 20 anos.
Ato contínuo gostaria de dizer que há muito queria expressar minha opinião para o nosso grupo.

O texto de Almeida é excelente e reflete o perigoso momento que vivemos, quem ainda tem dúvida saiba que sou apartidário e tento defender idéias e não pessoas. Pois bem, fomos formados para sermos líderes, tantas vezes escutamos: "vocês serão os Comandantes do 3º milênio" !!, e querendo ou não já começamos a exercer algumas chefias. E o que fazer diante de tanta desvirtuação?

Alguém tem dúvida que o modelo atual de gestão foi engendrado paulatinamente para anular a liderança do Oficialato e nos transformar em marionetes? Eu não tenho. Infelizmente muitos Oficiais movidos pelo egoísmo estão esquecendo de que deveríamos ser líderes. E nesse contexto temos que cobrar responsabilidades, mas principalmente ser o vetor de representação de nossa categoria junto ao escalões superiores, porque todos sabemos que "as palavras convencem, mas os exemplos arrastam". Não quero de forma alguma pregar desobediência ou revolta, pelo contrário, sou contra movimentos midiáticos e acho ridículo que hoje vivemos pegando carona nos "pseudos ganhos" que a ACSPBM diz que consegue. Temos obrigação de nos posicionarmos respeitosamente e no âmbito administrativo fazer valer nossos direitos e representar os nossos subordinados, sem chamar a atenção da mídia e de outras categorias profissionais do Estado.


É desnecessário ser filósofo ou historiador para perceber que a Corporação vive hoje um momento sem precedentes de "falta de coragem moral" (atributo q deveria ser indispensável ao Oficialato), sendo empurrada para uma crise tão profunda que daqui a pouco tempo será insusceptível revertê-la e seremos compelidos a seguir até o fundo do poço. Como resultante desse processo a Corporação ressurgirá provavelmente de uma forma muito diferente, que talvez sequer consigamos suportá-la.

O que mais impressiona é percerber o quanto muitos de nós foram facilmente cooptados pelas "falsas promessas de recompensas" (assim como na Arte da Guerra) e sequer percebemos que amanhã receberemos idêntico tratamento desrespeitoso, e se estivermos vivos seremos
compulsoriados para Reserva ganhando apenas o Soldo e Quinquênio, e mesmo promovidos inexplicavelmente (a não ser pela falta de coragem moral) receberemos menos que um Oficial do Posto anterior.
Por fim, gostaria de lembrar a todos que o verso do Hino de Pernambuco...." nova Roma de bravos guerrreiros "..., não foi inserido ao acaso e/ou por uma simples questão métrica, nossos antepassados desde o século XVII fizeram por merecer tal epíteto, e até bem pouco tempo seguindo essa tradição antropológica éramos pioneiros em alguns procedimentos no Brasil o que nos conferia uma posição de respeito entre as Polícias Militares. Hodiernamente, muita coisa mudou e percebemos que em Estados menos conceituados como Mato Grosso, Maranhão, Bahia, Ceará, Alagoas, Sergipe, Mato Grosso do Sul e outros, estão conseguindo mais respeito e reconhecimento de seus governos.

Indubitavelmente não podemos nos dar o luxo de procrastinarmos a mudança de comportamento institucional, começemos agora a pautar nossas atitudes assumindo o papel de líderes que devemos ter ou colaboraremos com a derrocada da Corporação e futuramente prestaremos contas à história, à nossa família e à nossa consciência, e inevitavelmente nos envergonharemos da nossa inércia e fraqueza moral.

Está na hora pessoal !!!!!!
ISAQUE
Cap PMPE com muito orgulho !

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Eduardo da Fonte apóia a PEC 300



Eduardo da Fonte apóia a PEC 300


O deputado pernambucano Eduardo da Fonte (PP) está trabalhando para que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 300, que propõe equiparar a remuneração dos Bombeiros e Policias Militares de todo o país com os praticados hoje pelo Distrito Federal, seja votada o mais breve possível no Plenário da Câmara dos Deputados. O piso remuneratório vale também para os policiais militares inativos.


Da Fonte disse que é importante valorizar e dar condições para que os policiais possam trabalhar nesta árdua profissão, “Gostaria de reafirmar meu compromisso com a PEC 300, porque tenho a convicção dos direitos do corpo militar brasileiro e tenho a certeza que com isso os militares vão ter um salário justo e digno para que possam continuar defendendo o povo brasileiro”.

Mobilização Nacional

A votação da PEC no plenário está mobilizando Bombeiros e Policiais Militares de todo o Brasil. Na próxima terça-feira, dia 25, em Pernambuco haverá uma caminhada a favor da PEC, que vai reunir 5.000 policiais, bombeiros e familiares.


Frente Parlamentar

A Frente Parlamentar em Defesa dos Policiais e Bombeiros Militares (FREMIL) tem como objetivo a participação na elaboração das propostas orçamentárias destinadas à Segurança Pública com o objetivo de impedir a redução dos investimentos na segurança pública às crescentes demandas do setor.

Fonte: http://www.eduardodafonte.com.br/?p=1480

PEC 300 NÓS ACREDITAMOS




PEC 300 NÓS ACREDITAMOS



Hoje é o grande dia da nossa caminhada pela PEC 300, devemos permanecer todos juntos e unidos, a PEC 300 é um luta de toda nossa categoria, oficiais e praças, ativos e inativos inclusive as pensionistas.



Devemos buscar mais apoios, temos agora o forte voto do Deputado Federal Eduardo da Fonte, que faz parte da Comissão de Orçamento Público na Câmara Federal, e está engajado em nossa luta

sábado, 22 de agosto de 2009

Deputado Federal Eduardo da Fonte apoia a PEC 300

O Deputado Federal por Pernambuco, Eduardo da Fonte (PP) declara a poio aos servidores militares em defesa da PEC 300 e melhorias salariais:






sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Deputado Mendonça Prado fala sobre PEC 300

Mendonça Prado discursou hoje sobre a PEC 300 dia 20 de agosto.
Confira o arquivo em anexo com o áudio do discurso do deputado federal Mendoça Prado em defesa da PEC 300.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Promotor quer evitar formatura de PMs

Promotor quer evitar formatura de PMs

Do Blog do Jamildo

Por Diogo Menezes, no JC desta quinta

Alegando que os 3.100 alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) não reúnem condições de se tornarem policiais militares, por não terem cumprido toda a carga horária do curso, o promotor Westei Conde, da 7ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital, entrou, ontem, com uma ação civil pública contra o Estado de Pernambuco pedindo a suspensão da formatura da turma, que está prevista para acontecer no próximo dia 25 de agosto, Dia do Soldado.

Além de afirmar que a carga horária não foi cumprida, o promotor denuncia que a Secretaria de Defesa Social não fez o levantamento para saber se os alunos possuem antecedentes criminais.

“Houve um caso, por exemplo, de um aluno que cumpria estágio supervisionado nas ruas de Petrolina (Sertão do Estado) e foi reconhecido por uma pessoa que passava como sendo um criminoso. O estudante foi denunciado à polícia e, após pesquisa dos antecedentes, ficou constatado que o aluno tinha dois mandados de prisão por tentativa de homicídio e um por porte ilegal de armas. Já está no Centro de Reeducação da Polícia Militar (Creed)”, explicou Conde. “Essa pesquisa é fundamental e não foi feita. Ele estava fardado na rua e iria se tornar uma autoridade”, completou o promotor.

Conde entrou com a ação civil pública na 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital e deve ser julgada pelo juiz Vagner Ramalho Procópio.

Outro motivo alegado pela promotoria foi o encurtamento da carga horária de algumas disciplinas, tais como Método Giraldi e Defesa Pessoal. Um curso de formação de soldados deve ter 800 horas/aula. “Dessas 800 horas, 140 são de estágio supervisionado nas ruas. Só que, segundo os próprios alunos, os organizadores do curso subtraíram 44 horas do patrulhamento nas ruas. Muitos atiraram menos que um vigilante. Como um aluno desses pode se tornar um policial militar?”, indagou.

O promotor lembrou casos em que PMs cometeram erros e acabaram causando transtornos à população. “O mais grave com certeza, foi o caso dos alunos que, durante prévia carnavalesca no bairro dos Torrões (Zona Oeste do Recife), deram uma gravata em um adolescente de 15 anos que acabou morrendo. Até para dar uma gravata é preciso de técnica e muito treinamento”, finalizou.

Se o juiz entender que as argumentações do Ministério Público são válidas e determinar a suspensão da formatura, os alunos do Curso de Formação de Soldados devem ser retirados imediatamente das ruas sob ameaça de o Estado pagar multa diária de R$ 10 mil em caso descumprimento.

A reportagem do Jornal do Commercio entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Defesa Social. Em nota, o órgão afirmou que só vai se pronunciar sobre o assunto quando foi notificado oficialmente da ação movida pelo promotor Westei Conde.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Pesquisa da Fiocruz explica porque o PM de Pernambuco normalmente é balofo

Pesquisa da Fiocruz explica porque o PM de Pernambuco normalmente é balofo

Do blog do Jamildo

Uma pesquisa desenvolvida na Fiocruz Pernambuco investigou a saúde dos policiais militares que atuam no Recife.

O estudo, que teve os dados coletados em 2007, investigou as condições de trabalho, dos modos de vida e da saúde de 288 praças do sexo masculino.

O resultado encontrado foi uma corporação bastante fatigada (56,3%), com problemas de visão (44,8%), dores musculares (36,5%), com um alto grau de ansiedade (33%) e de irritação (32,6%).

Outro dado diagnosticado pela pesquisa diz respeito ao baixo nível de atividade física desses trabalhadores.

Segundo o estudo, dos 288 entrevistados, 206 declararam que fazem menos de duas horas e meia (150 minutos) de atividades físicas, por semana, com intensidade moderada. “Esta freqüência está muito aquém do esperado para o desempenho das suas funções, pois o que os PMs precisam é de envolvimento em um programa de condicionamento físico com um mínimo de três sessões semanais e com mais de 150 minutos por semana”.

Além disso, 70% deles também estão com excesso de peso, sobrepeso (IMC ? 25 e <30>

As atividades de lazer - que poderiam ajudar a amenizar este quadro de adoecimento, diminuindo a fadiga e o estresse provocados pelas condições desfavoráveis do trabalho diário - ficam limitadas pela baixa condição financeira e pela preferência por atividades que exigem pouco gasto de energia.

Que são, por ordem de preferência:

assistir televisão ou filme (72,6%), dormir (61,8%) e ir à praia (46%).

O trabalho que recebeu o título "Condições de saúde, de trabalho e modos de vida de policiais militares: estudo de caso na cidade do Recife - PE", constituiu a tese de doutorado em Saúde Pública da professora de Educação Física, Daniela Karina da Silva Ferreira, sob orientação da pesquisadora do Departamento de Saúde Coletiva (Nesc/Fiocruz PE), Lia Giraldo.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Policia Militar de Pernambuco, o quadro demonstrado na pesquisa corresponde ao período anterior ao atual Governo do Estado (2007).

De lá pra cá, a atual gestão vem tomando diversas medidas no intuito de reverte esta situação, com a instituição de programas como o "Entrando em forma", de combate a obesidade através de reeducação alimentar e exercícios físicos, e, estimulado os policiais a participarem de eventos, promovidos pela corporação, como caminhada ecológica, passeios ciclísticos, torneios de futebol e ginástica laboral.

Fonte: http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2009/08/12/pesquisa_da_fiocruz_explica_porque_o_pm_de_pernambuco_normalmente_e_balofo_52031.php

FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DOS POLICIAIS MILITARES E BOMBEIROS MILITARES

CÂMARA FEDERAL CRIA A FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DOS POLICIAIS MILITARES E BOMBEIROS MILITARES - A FREMIL

Foi instituída, nesta quinta-feira(6), a Frente Parlamentar de Defesa dos Policiais Militares e Bombeiros Militares. A Assembleia-Geral de fundação ocorreu no Plenário 15 da Câmara dos Deputados com a participação, na qualidade de fundadores, dos seguintes parlamentares: Paes de Lira, Ilderlei Cordeiro, Major Fábio, Maia Filho, Alberto Fraga, Capitão Assumção, Mendonça Prado, Guilherme Campos e Jair Bolsonaro.
São objetivos da FREMIL, dentre outros:

1) Afirmação da política de Segurança Pública como política de Estado;

2) Participação na elaboração das propostas orçamentárias destinadas à Segurança Pública com o objetivo de impedir a redução dos investimentos na segurança pública às crescentes demandas do setor;

3) Apoiamento nas iniciativas pela obrigatoriedade de vinculação de recursos orçamentários para a Segurança Pública, a exemplo do que já ocorre com a saúde e a educação;

4) Participação na elaboração das propostas orçamentárias destinadas a implantação de um piso nacional para os policias e bombeiros militares;

O Deputado Paes de Lira, eleito por unanimidade Presidente da FREMIL, afirmou: “Não são poucas as sempre justas lutas dos militares estaduais no Congresso Nacional. Trata-se de proposições que enfocam o modelo policial constitucional, a estrutura das forças policiais, os recursos orçamentários necessitados pela área de segurança pública e também as justas aspirações salariais, dessa sofrida categoria profissional. A abrangência, a enormidade de tal desafio foram os pontos de realidade que levaram a – por enquanto pequena bancada militar da Câmara dos Deputados a lançar a iniciativa, com parceiros de primeira hora, oriundos do meio civil, pois não apenas abraçaram a proposta como se tornaram dela entusiastas, com o mesmo vigor dos próprios militares ”.
Paes de Lira foi à tribuna para registrar esse fato histórico para o policial militar e bombeiro militar.


sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Policiais militares da Bahia deflagram hoje operação "Polícia Legal"


De acordo com jornal "A TARDE Online", a partir das 19h desta quinta-feira, 06/08/09, policiais militares da Bahia dão início à operação "Polícia Legal". A decisão foi tomada em assembleia realizada nesta manhã e significa que os agentes de segurança vão cumprir à risca a Constituição Brasileira que impede o uso de viaturas com irregularidades e atuação sem armamento apropriado e capacitação, entre outros ítens, como vem ocorrendo, de acordo com o diretor da Associação de Praças e Soldados da PM, Fábio Brito. De acordo com Brito, nenhum PM na Bahia fez curso para dirigir viatura de emergência, conforme determina o Código de Trânsito, por isso nenhuma viatura vai sair às ruas durante a operação. "O policiamento ostensivo e de rádio-patrulha está 100% prejudicado com a operação", afirmou o diretor da Associação de Praças e Soldados. Ele também diz que apenas 15% dos coletes à prova de balas estão dentro do prazo de validade. A categoria, que conta com efetivo de 30 mil agentes, também reivindica o pagamento do salário de R$4 mil. Atualmente, eles recebem R$1,7 mil, de acordo com o diretor da Associação. Os policiais argumentam que o governo não quer negociar. Parte dos policiais que participaram da assembleia, liderados por Marcos Prisco, presidente da Associação de Praças e Soldados da PM, seguem em passeata dos Dendezeiros até a Calçada.
Fonte: http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1202599

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Kassab quer pagar extra de 100% a PM para evitar 'bico'

Kassab quer pagar extra de 100% a PM para evitar 'bico'

Em São Paulo

O prefeito Gilberto Kassab (DEM) enviou ontem à Câmara Municipal um novo texto que cria gratificações de até 100% sobre o salário de oficiais da Polícia Militar (PM) que trabalham em batalhões de São Paulo. A gratificação via município para um servidor estadual da corporação já é adotada em São Caetano, no interior paulista, e vale somente para os profissionais ativos. O governo defende que o bônus poderá acabar com os "bicos" realizados por policiais fora do horário de trabalho para aumentar seus vencimentos.

Pelo projeto, a gratificação de 100% será aplicada para as seguintes patentes: coronel, tenente-coronel, major, capitão, 1º tenente e 2º tenente. O índice de até 70% poderá incidir sobre os vencimentos de subtenente, 1º sargento, 2º sargento, 3º sargento, cabo e soldado.


De acordo com uma pesquisa de 2007 da Associação de Cabos e Soldados, 80% dos 70 mil policiais do Estado - ou 56 mil PMs - faziam serviço extra para complementar o salário. Na capital, conforme cruzamento de dados de escala de trabalho, remuneração e o relato de funcionários da PM, havia três vezes mais policiais fazendo bico do que no patrulhamento de rua. No projeto, o governo municipal não fez uma estimativa do impacto que as gratificações podem causar no orçamento. Se a proposta for aprovada pelo Legislativo, um decreto da Prefeitura terá de regulamentar como serão feitos os pagamentos. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2009/08/05/ult4469u44493.jhtm

sábado, 1 de agosto de 2009

CAMINHADA PELA PEC 300

Convocamos todos os Bombeiros, Policiais militares ativos e inativos, bem como a família dos servidores militares e demais amigos e simpatizantes para a grande caminhada e ato público em defesa da PEC 300, emenda que iguala o salário dos servidores militares de todo país aos dos integrantes da POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL.


TABELA VENCIMENTOS DA PM DO DISTRITO FEDERAL - REF. 2008.

Este é o salário que você merece ganhar!

Coronel - 15.355,85
Tenente Coronel - 14.638,73
Major - 12.798,35
Capitão - 10.679.82
1º Tenente - 9.283,56
2º Tenente - 8.714,97
Aspirante - 7.499,80
Sub Tenente - 7.608,33
1º Sargento - 6.784,23
2º Sargento - 5.776,36
3º Sargento - 5.257,85
Cabo - 4.402,17
Soldado 1a. Cl - 4.129,73
Soldado 2a. Cl - 3.031,38



Data: 25 de agosto de 2009

Hora: A partir das 13 horas

Local: Praça do Derby

Divulgue e compareça devemos estar todos unidos, praças e oficiais, mesmo que algumas falsas lideranças não queiram essa união esse é o desejo da maioria.

CONTAMOS COM VOCÊ!