quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Estrutura da polícia é a mesma da ditadura

Coisa que já sabemos sem qualquer intervenção de institutos...


Estrutura da polícia é a mesma da ditadura, diz Ipea Instituto também criticou a forma como as policias civil e militar combatem o crime no país

Do R7

A estrutura da segurança pública do país e a relação das policias civil e militar com a Justiça não mudou desde o fim da ditadura militar. A afirmação foi feita pelo Ipea durante apresentação do relatório Políticas Sociais: Acompanhamento e Análise, na manhã desta quinta-feira (12) em Brasília.

O aparato policial usado pela repressão durante a ditadura é o mesmo do sistema policial atual, segundo o instituto. O documento apresentado hoje traça a evolução de 13 aspectos sociais no Brasil desde a promulgação da Constituição Federal, em 1988. O tema segurança pública e justiça estão entre os analisados pelo Ipea.

O instituto também criticou a forma como as policias civil e militar combatem o crime no país. O relatório aponta que a Constituição de 1988 avançou muito pouco no setor de política pública e que as polícias não desconstruíram o aparato repressor desenvolvido durante a ditadura. O fato do sistema de segurança sequer ter tentado recuperar a estrutura existente antes do governo militar foi criticada pela diretoria do instituto.

Acesso à Justiça

Apesar das críticas feitas em relação à segurança pública, o Ipea destacou que a Constituição gerou uma transformação no acesso à Justiça.

A importância dos judiciários e da Defensoria Pública aumentou nestes mais de 20 anos de Constituição e, juntos, também fizeram com que a demanda da Justiça aumentasse.

Com a concretização da cidadania, conquistada a partir da Constituição, as questões relacionadas aos Direitos Humanos também se consolidaram e passaram a ter uma maior demanda, aponta o relatório.

Nenhum comentário: