segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Injustiça contra PMs em Petrolina e adjacências

Blog do Carlos Britto

Associação de Militares de PE questiona transferência de policiais do 5° BPM. Comando considera decisão “normal”

Por: Carlos Britto em 31/12/2011

O ano de 2011 vai se encerrar com uma polêmica entre os quadros do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM). No alvo da questão está o remanejamento de 12 PMs da corporação em Petrolina para batalhões do Recife e Região Metropolitana.

O fato causou surpresa para a Associação de Cabos e Soldados Militares de Pernambuco, entidade que representa a classe.

Segundo o representante da associação, sargento João Saraiva (foto), mais conhecido no meio como Sargento Saraiva, a decisão da PM não se justifica, sobretudo pelo fato de que os policiais que deixarão Petrolina estão entre os mais qualificados.

“O Alto Comando (da PM) ou o governo do estado podem até alegar que seja pela operacionalidade destes policiais, para ajudarem a combater a criminalidade na Região Metropolitana. Mas em Petrolina sabemos que os índices de violência também não são pequenos”, argumentou o sargento, lamentando também o fato de que a corporação não está enviando ninguém a Petrolina para suprir a ausência dos profissionais que estão saindo.

Sargento Saraiva disse ainda que todos os policiais remanejados são de Petrolina e têm residência fixa na cidade. Com a medida, terão de fazer outros custos  na Região Metropolitana. Ele lembrou, inclusive, que um dos PMs vem cuidado há dois anos da esposa, que tem sérios problemas de saúde. "Se é uma hipoteca, se há diária, eles não foram comunicados se dejevam ou não ir", informou o sargento, acrescentando que vai apelar até para as autoridades políticas e para a Câmara de Vereadores no intuito de evitar a decisão.      

“Dentro da normalidade”

Procurado pela reportagem, o coronel Carlos Pereira informou que o procedimento da PM é absolutamente normal.

“Isso está dentro da normalidade. Policiais de Petrolina, Ouricuri, Santa Maria da Boa Vista foram convocados no mesmo sentido. É uma hipoteca e não tem nada de punitivo nisso. Recentemente até os comandantes foram mudados através de determinação superior”, esclareceu.

O coronel Carlos informou também que os policiais ainda não se apresentaram ao Comando da PM no Recife.

“Nenhum se apresentou ainda, todos alegando vários motivos superiores. O que acho é que devem cumprir a ordem, mostrar um bom desempenho operacional e aí pleitear o retorno ao batalhão em um procedimento normal. O entendimento da associação não ajuda, seria mais prudente acatar a determinação e depois voltar ao batalhão onde estão lotados”, finalizou.

COMENTÁRIO:

Também não concordamos, isso é arbitrariedade, o que não cabe na administração pública. Temos critérios que somos obrigados por lei a seguir. E o que nos deixa pasmos é o escalão superior apontar isso como normal, se fosse normal não teria toda essa repercussão e revolta por parte dos praças prejudicados.

Capitão Assis - Presidente da Associação dos Militares de Pernambuco

Um comentário:

Mazarole disse...

O que me chama atenção nessa história é que aqui em petrolina a criminalidade não caiu, e mesmo assim querem transferir esses policiais para a capital dizendo que la ta precisando de policiamento, o responsável por essas transferências tem que vir a público dizer o que realmente estão querendo com isso. Uma vez que o que ta sendo passado pela imprensa é que esses policiais são pessoas qualificadas e sendo assim de grande importância para a nossa região. Como é que o governador quer que o pacto pela vida de certo, se quando se trabalha direito, a recompensa que se dão é essa de transferir os policiais para distante de casa e da sua família, agora é que ninguém mais vai fazer nada, pq é isso que estão querendo os responsáveis por essas transferências. Será que é para tirar o lugar de Teles? Mas como o comandante Teles é um homem de bem e que gosta de trabalhar em conjunto com seus subordinados, isso não vai afetar a sua dignidade e muito menos o seu caráter. Pois muitos se acham superiores mas não são humildes e muito menos humanos, pois antes de ser policial eles são homens e merecem respeito e apoio para trabalharem.