quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Pesquisa da Fiocruz explica porque o PM de Pernambuco normalmente é balofo

Pesquisa da Fiocruz explica porque o PM de Pernambuco normalmente é balofo

Do blog do Jamildo

Uma pesquisa desenvolvida na Fiocruz Pernambuco investigou a saúde dos policiais militares que atuam no Recife.

O estudo, que teve os dados coletados em 2007, investigou as condições de trabalho, dos modos de vida e da saúde de 288 praças do sexo masculino.

O resultado encontrado foi uma corporação bastante fatigada (56,3%), com problemas de visão (44,8%), dores musculares (36,5%), com um alto grau de ansiedade (33%) e de irritação (32,6%).

Outro dado diagnosticado pela pesquisa diz respeito ao baixo nível de atividade física desses trabalhadores.

Segundo o estudo, dos 288 entrevistados, 206 declararam que fazem menos de duas horas e meia (150 minutos) de atividades físicas, por semana, com intensidade moderada. “Esta freqüência está muito aquém do esperado para o desempenho das suas funções, pois o que os PMs precisam é de envolvimento em um programa de condicionamento físico com um mínimo de três sessões semanais e com mais de 150 minutos por semana”.

Além disso, 70% deles também estão com excesso de peso, sobrepeso (IMC ? 25 e <30>

As atividades de lazer - que poderiam ajudar a amenizar este quadro de adoecimento, diminuindo a fadiga e o estresse provocados pelas condições desfavoráveis do trabalho diário - ficam limitadas pela baixa condição financeira e pela preferência por atividades que exigem pouco gasto de energia.

Que são, por ordem de preferência:

assistir televisão ou filme (72,6%), dormir (61,8%) e ir à praia (46%).

O trabalho que recebeu o título "Condições de saúde, de trabalho e modos de vida de policiais militares: estudo de caso na cidade do Recife - PE", constituiu a tese de doutorado em Saúde Pública da professora de Educação Física, Daniela Karina da Silva Ferreira, sob orientação da pesquisadora do Departamento de Saúde Coletiva (Nesc/Fiocruz PE), Lia Giraldo.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Policia Militar de Pernambuco, o quadro demonstrado na pesquisa corresponde ao período anterior ao atual Governo do Estado (2007).

De lá pra cá, a atual gestão vem tomando diversas medidas no intuito de reverte esta situação, com a instituição de programas como o "Entrando em forma", de combate a obesidade através de reeducação alimentar e exercícios físicos, e, estimulado os policiais a participarem de eventos, promovidos pela corporação, como caminhada ecológica, passeios ciclísticos, torneios de futebol e ginástica laboral.

Fonte: http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2009/08/12/pesquisa_da_fiocruz_explica_porque_o_pm_de_pernambuco_normalmente_e_balofo_52031.php

Um comentário:

Anderson Teixeira disse...

CAPITÃO ASSIS, A PROMOÇÃO POR MERECIMENTO DE 1 PRA 1 VOLTOU PRA OS POSTOS DE CAPITÃO E 1ºE 2º TENENTES. ASSIM, QUEM É DE 1999 E ESTAVA NA AGULHA, PODERÁ LEVAR JÁ NO POSTO DE TEN P/ CAP UMA PERNADA DE UM ASP 2004 CASO HAJA A JÁ SONDADA NA SURDINA REDUÇÃO DE INTERSTÍCIO...