terça-feira, 10 de novembro de 2009

Olinda celebra 1º Grito de República

Saiu na folha de PE, com a fala do
Major BM Adriano Max:


Olinda celebra 1º Grito de República
BÁRBARA FRANCO
Depois de 13 anos, a cidade de Olinda vai comemorar o 1º Grito de República. O feriado municipal será celebrado, hoje, no Sítio Histórico de Olinda e vai ser o pontapé inicial para a preparação dos 300 anos de comemoração da data, que aconteceu no dia 10 de novembro de 1710. Cerca de 1,2 mil pessoas irão representar o município durante o ato. Serão oficiais do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Escola de Aprendizes de Marinheiro, agremiações carnavalescas, além de estudantes de mais de 50 escolas, entre públicas e privadas.

Para a secretária executiva da Secretaria de Educação de Olinda, Prazeres Advincula, o evento será um marco na vida dos olindenses. “É importante que a população crie consciência de que Olinda é pioneira no grito da República no País. Esse conhecimento é necessário e deve ser incentivado cada vez mais”. O ato será realizado no próprio Sítio Histórico e a abertura, prevista para às 15h, acontece em frente ao Mercado da Ribeira, onde se encontram ruínas do período celebrado.

Partindo da avenida Liberdade, os estudantes e oficiais passarão pela rua Prudente de Moraes, Quatro Cantos, rua de São Bento e a dispersão no Largo de São Bento. O trânsito do Sítio Histórico vai ser interditado a partir das 10h30 de hoje. “Trinta agentes ficarão responsáveis por orientar os motoristas, para evitar transtornos”, explicou Adriano Marques, secretário executivo de Trânsito de Olinda. Assim que o evento chegar ao fim, o fluxo será liberado. Os desvios serão realizados à medida em que o desfile acontece.

Fontre:http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-grande-recife/536052-olinda-celebra-1o-grito-de-republica

Um comentário:

Unknown disse...

A Câmara Municipal de Olinda tem o prazer de informar que as homenagens em Olinda em relação aos 300 anos de República que ocorrerá em 2010 estão tendo prosseguimento, tendo ocorrido ontem, feriado, dia 10 /11, Evento do Poder Executivo sob o Comando do Prefeito Renildo Calheiros e a Câmara M. de Olinda, sob a Presidência do Vereador Marcelo Soares, com Desfile Cívico e Militar, resgatando esse tipo de cortejo em Olinda, na Cidade Alta, com desfile dos Colégios municipais, Estaduais e Particulares, Bandas , fato histórico com a participação do 7º GAC , 14º Batalhão de artilharia, Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Policia Federal Escola de aprendizes de Marinheiro , SAMU, todos dentro do sentimento da imortal frase do Hino de Pernambuco, de Oscar Brandão, de que " A República é filha de Olinda."
Valéria Feijo
Secretária Geral da Câmara de Olinda