terça-feira, 26 de maio de 2009

60 segundos e três mentiras

Do PE Bod Count

A propaganda do Governo do Estado sobre os dois anos do Pacto pela Vida (veja aqui), protagonizada pelo ator Mílton Gonçalves, conta três mentiras em 60 segundos.

Na TV, o ator fala em 5 mil novos policiais contratados, já no rádio, o número cai para 3 mil recrutas. Dois mil policiais de diferença entre uma peça e outra é uma bobagem, não?

A publicidade fala também que "até 2006, a violência só fazia aumentar". O curioso é que em todos os documentos oficiais, o mundo começa em 2004. Será que isso se deve ao fato de que de 2003 para 2004 termos tido uma queda de 8,4% na taxa estadual de homicídios?

Por fim, Mílton destaca que: "Já deixamos de ser o estado mais violento do Brasil". Essa afirmação é verdadeira. Segundo dados do Datasus divulgados há dois meses(os únicos válidos para estabelecer rankings nacionais de violência), Pernambuco perdeu o posto de mais violento do Brasil em 2006, quando foi superado por Alagoas e Espírito Santo.

Os dados do Datasus levam cerca de dois anos para serem divulgados. Então, somente este ano se revelaram as estatísticas de 2006. Já o texto da propaganda dá a entender que foi em 2008, que Pernambuco deixou de encabeçar a lista dos mais violentos.

Isso não quer dizer que de 2005 para 2006, os índices caíram aqui. Na verdade a taxa de homicídios subiu nesse período. No entanto, o crescimento foi ainda maior em Alagoas e no Espírito Santo.

Agora, que Mílton Gonçalves se esforça, eu tenho que reconhecer.

-----------
Comentário:

Pois é amigos nosso governo dito democrático gasta nosso dinheiro com propaganda para mentir e nos enganar, devem se achar perfeitos intocáveis, mais uma vez como MONARCAS de vida eterna. É uma sujeira grande, ou como diriam alguns: É MUITA FULERAGEM!

Nenhum comentário: