terça-feira, 9 de setembro de 2008

Mito desfeito

Mito desfeito

Do JC Online

Publicado em 07.09.2008

O déficit de efetivo policial tem sido invocado sempre para justificar as altas taxas de criminalidade de Pernambuco. Mas no livro Segurança Pública e as Organizações Policiais, lançado mês passado, o coronel da reserva da Polícia Militar Paulo Morais contraria o senso comum. Por meio de uma pesquisa que levou dois anos, ele mostra que a relação de policiais por habitantes, no Estado, é superior à média nacional, e que o modelo de polícia adotado por aqui está exaurido.

Para chegar a esses resultados, o oficial trabalhou com séries históricas, comparando dados dos Estados do Ceará, Paraíba, Alagoas, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul com os de Pernambuco. O resultado deixa poucas dúvidas sobre a eficácia das polícias. Só para se ter um exemplo, enquanto a nossa relação é de um policial para 311 habitantes, no Ceará é de um para 467. Mas embora o Ceará tenha quase a mesma população e uma área quase 50% maior, a taxa média de homicídios nos últimos dez anos fica em torno de 20 para 100 mil habitantes, contra os 50 por 100 mil de Pernambuco.

Paulo Morais não aceita somente argumento de ordem cultural para explicar a matança, visto não haver tantas diferenças entre os estados nordestinos. Diz que falta prevenção inteligente para a polícia se antecipar ao crime, motivação, orientação voltada à resolução de problemas e critica os ciclos incompletos, que faz uma polícia depender, eternamente, da outra.

----------------------
Eu ainda não li o livro, mas quero conhecer melhor estas afirmações e confrontar com dados estatísticos e científicos...

...Por exemplo o censo de 2000 mostra uma população em Pernambuco de 7.918.344, após 08 (oito) anos depois me atrevo em arredondar para 8.000.000 (oito milhões), então temos perto de 17.000 (dezessete mil) Policiais Militares, em conta rápida temos 1 PM para 471 habitantes, se não vejamos:

Carta de Santiago:

Recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU), através da Carta de Santiago, datada de 1990.

A recomendação da ONU, surgiu a partir do congresso realizado em Santiago, no Chile, quando reuniu chefes de polícia de todo o mundo. Na ocasião, se estabeleceu que a menor proporção de policial ostensivo por habitante seria de um para 250 pessoas.

Os efetivos seriam maiores em situações de conflitos ou guerra, a exemplo do que ocorre no Iraque, no chamado “alerta vermelho”.

Situação em Pernambuco

Temos 8.000.000 (oito milhões) de habitantes em Pernambuco

Precisamos de 32.000 policiais, segundo recomendação da ONU

O efetivo previsto hoje é 30.342 PMs (Lei 13.233/07)

O efetivo existente hoje é de 16.758 PMs - PMPE

O déficit é de 15.242...

Vamos falar de números?

Nenhum comentário: