quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Sobra delegado em unidade da polícia do Estado


Do JC Online

Sobra delegado em unidade da polícia do Estado

Publicado em 11.09.2008

Num Estado em que 50 cidades do interior se encontram sem delegado titular e há dezenas de postos de adjunto vagos na Região Metropolitana do Recife, dez delegados especiais foram lotados em um setor da Polícia Civil que nem sequer tem espaço físico para abrigar todos. A Unidade de Coordenação dos Procedimentos Policiais (Unicoppol), já conta com três delegados e 15 agentes, espremidos em quatro salas. Agora, vai ter mais dez funcionários.

O Diário Oficial do último dia 6 publicou as portarias que designam os delegados Gileno Siqueira, Edson Nogueira, João Veiga Filho, Evandro Barros de Carvalho, Antônio Freitas Filho, Eduardo Machado de Oliveira, Antônio Falcão, Cleide Lira, Rivaldo de Paiva e Ernande Francisco para a Unicoppol. A unidade funciona no primeiro andar da Delegacia de atos Infracionais da Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente, na Rua Fernandes Vieira.

Basta comparar o número de delegados lotados na Unicoppol com o total de delegados da vizinha Delegacia de Atos Infracionais para ver que há uma distorção. Enquanto a primeira unidade tem 13 delegados, a Delegacia de Atos Infracionais, que atende todos os casos envolvendo adolescentes infratores do Grande Recife, tem três profissionais no expediente e um por dia no plantão.

“Vamos passar pouco tempo nas atuais instalações. Assim que o prédio da Rua da Aurora for inaugurado, seremos o primeiro setor a mudar para lá”, assegurou o coordenador da Unicoppol, delegado Esdras Marques.

O coordenador explicou que recebeu o “reforço” de dez delegados especiais porque, a partir de agora, a unidade vai ficar responsável por cumprir as diligências requisitadas pelo Ministério Público. “O nosso setor recebe os autos de todas as delegacias da capital, faz a correição e envia para a Central de Inquéritos do MP. Caso sejam necessárias novas investigações, esses procedimentos serão realizados pela nossa equipe e não mais pelo delegado original. A idéia é desafogar as delegacias e atender o mais rápido possível as solicitações”, observou.

Esdras Marques revelou que já se reuniu com os delegados lotados no setor e assegura que a equipe recebeu a missão com naturalidade. “Estamos aqui para trabalhar”. 


------------------
Conversei com alguns delegados e eles não se mostram satisfeitos com a medida nem a forma com que foram sacados de suas funções anteriores, pelo menos eles berram e se impõem, diferente dos nossos coronéis...

Nenhum comentário: