quinta-feira, 3 de julho de 2008

PMs sem farda vão ter ônibus gratuito

Saiu no JC

PMs sem farda vão ter ônibus gratuito

Publicado em 30.06.2008

Policiais militares podem, agora, andar de graça, mesmo sem estar fardados, nos ônibus da Região Metropolitana do Recife. Reivindicação antiga da classe, esse direito passa a vigorar amanhã e foi determinado em portaria assinada sexta-feira pelo presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Dilson Peixoto. A medida vai beneficiar diretamente quatro mil dos 17 mil PMs do Estado que utilizam coletivos diariamente.Há mais de um ano, os militares exigiam a gratuidade no transporte sem a necessidade de usar fardas. A categoria alega que a determinação ajudará a diminuir a violência. Em 2007, aconteceram casos de policiais assassinados enquanto aguardavam ônibus ou estavam nos coletivos, provocando reação das associações da classe. São elas que apontam que, somente este ano, 20 PMs foram mortos em Pernambuco.

A portaria da EMTU faculta ao PM o direito de andar ou não fardado nos ônibus. Quem optar por guardar a farda, terá que apresentar a carteira de policial ao motorista para que seja liberado o acesso. As 17 empresas do sistema serão informadas da novidade pela EMTU a partir de hoje.

"Não acreditamos que aconteçam problemas. Aqueles que resolverem fraudar o sistema, emprestando a carteira de PM para terceiros, sabem que podem sofrer punições severas pelo comando da corporação", afirmou Dilson.

A Associação de Cabos e Soldados comemorou. "É uma vitória para todos os PMs, que terão um pouco mais de segurança. Ganha o policial, porque não precisará se expor com a farda, que o identifica diante de bandidos. E lucra a população, já que, à paisana, os policiais estarão numa posição mais confortável para evitar possíveis investidas nos coletivos", pondera Almir Serpa, um dos diretores da entidade.

Atualmente, segundo dados da associação, dos 17 mil PMs do Estado, dez mil fazem uso da gratuidade. Quatro mil no Grande Recife e seis mil no interior. Pelos cálculos da EMTU, no entanto, o número de PMs andando de graça nos coletivos chega a 13 mil, o que representa um custo mensal de R$ 2 milhões para o sistema. Valor que está embutido no preço da passagem e é pago pelos usuários.

O presidente do sindicato dos empresários (Setrans), Luiz Fernando Bandeira de Melo, afirmou desconhecer a portaria da EMTU.


Fonte: http://jc.uol.com.br/jornal/2008/06/30/not_288402.php

Nosso comentário:

Não deixa de ser uma vitória nossa, que perseguimos há muito tempo, porém deixamos claro que isso é um DIREITO de todo trabalhador, o vale-transporte que nunca recebemos e sempre foi dado aos companheiros da polícia civil.

Desde o ano passado temos solicitado esta "concessão", agora finalmente vem de forma mais ampla e irrestrita já que atenderá aos companheiros da RR.

A LUTA CONTINUA, QUEREMOS TER UM SALÁRIO DIGNO PARA QUE POSSAMOS ADQUIRIR NOSSOS VEÍCULOS, AUTOMÓVEIS OU MOTOCICLETAS, E ATÉ MESMO PODERMOS ABASTECER NOSSOS VEÍCULOS.



Oficio nº. 081/07 – Presidência.

Recife, PE, 16 de abril de 2007.

Ao Exm º Senhor Secretário de Defesa Social

Dr. Romero Menezes

Cumprimentando inicialmente V.Exa, venho através do presente, solicitar esforços e vosso valoroso empenho no sentido de conceder aos nossos servidores militares do Estado de Pernambuco, o pagamento do VALE-TRANSPORTE, conforme assegura a Lei n.º 7.418, de 16 de dezembro de 1985, posteriormente alterada pela Lei n.º 7.619, de 30 de setembro de 1987, e, disciplinado pelo Decreto n.º 95.247, de 17 de novembro de 1987.

Esta ação, ora proposta visa minimizar os ataques que nossos companheiros de farda têm sofrido ultimamente, conforme noticiou toda mídia televisiva, falada e escrita, e têm seu incremento, mormente nos períodos de deslocamento dos profissionais de casa para o quartel e vice-versa, nos últimos governos temos observado o problema ser ignorado, quando se coloca a obrigação estatal para o setor privado, sendo ofertado o benefício como mera concessão, e que na verdade deveria ser um DIREITO.

Certos da observância dos nossos ponderados argumentos, renovamos protestos de consideração e apreço.

Respeitosamente,

Vlademir José de Assis
Presidente da AOSS

Nenhum comentário: