quarta-feira, 9 de julho de 2008

Saída de policiais para disputar eleição piora déficit em delegacias

Do JC

Saída de delegados para disputar eleição piora déficit em delegacias

Publicado em 09.07.2008

Nada menos do que 57 cidades de Pernambuco têm delegacias sem delegado. O déficit piorou esta semana com o pedido de licenciamento de mais dez delegados que vão concorrer nas próximas eleições municipais. Além desses profissionais, outros 46 policiais civis entre agentes, escrivães, peritos e médicos-legistas deixaram os cargos provisoriamente na última sexta-feira, como manda a legislação eleitoral. A Polícia Militar registrou menos afastamentos, com o licenciamento de três oficiais e 22 praças.

Ao pedir licenciamento, os policiais continuam recebendo os salários, mas perdem as gratificações. A legislação prevê que os funcionários públicos que pretendem se candidatar se afastem três meses antes das eleições.

O diretor de Polícia Judiciária da Polícia Civil, Newson Motta, assegurou que o déficit de delegados na corporação será solucionado com a efetivação dos 165 alunos que irão concluir o curso na Academia de Polícia, no próximo dia 31 de julho. Além dos novos delegados, estão se formando 460 escrivães e 800 agentes de polícia. Após a conclusão do curso, os novos policiais precisam ser nomeados oficialmente e cada um tem um prazo de até 30 dias para assumir a função.

"Não só o déficit pré-existente, quanto os afastamentos devido ao período eleitoral e até mesmo os casos de aposentadoria foram levados em conta no momento da formação das novas turmas de delegados. Vamos conseguir resolver essa carência com a efetivação dos policiais que estão concluindo o curso na academia", destacou Newson Motta.

Atualmente, apenas na Câmara do Recife existem seis policiais civis e um militar com mandato. Cinco são delegados: João Alberto, Fred Oliveira, José Antônio, Marcos Menezes, Gilvan Cavalcanti e João Arraes. O agente e ex-presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco, Henrique Leite, completa o grupo oriundo da Polícia Civil. O tenente-coronel Antônio Oliveira é o PM que ocupa o cargo de vereador do Recife.

A bancada da polícia na Assembléia Legislativa também é significativa. São quatro policiais civis e três militares. Os militares são Alberto Feitosa, Sebastião Rufino e Soldado Moisés. Há, ainda, o coronel José Alves, do Exército. Entre os civis estão dois delegados: Eduardo Porto e Antônio Moraes, e dois agentes: Eriberto Medeiros e Sérgio Leite.

Fonte: http://jc.uol.com.br/jornal/2008/07/09/not_289520.php

Nenhum comentário: