terça-feira, 12 de agosto de 2008

Campanha do Ministério Público

O QUE VOCÊ TEM A VER COM A CORRUPÇÃO?

AMMP e Ministério Público de Minas Gerais lançam hoje etapa estadual do projeto O que você tem a ver com a corrupção?, de iniciativa da CONAMP. Novo vídeo da campanha será apresentado durante o lançamento.


04/08/2008 O Ministério Público de Minas Gerais e a Associação Mineira do Ministério Público – AMMP engajam-se na campanha O que você tem a ver com a corrupção? e promovem hoje (04), às 11h, o lançamento da etapa estadual do projeto, em Belo Horizonte, no Museu Histórico Abílio Barreto (Avenida Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim). Durante o evento será lançado o novo vídeo institucional da campanha, com a narração do ator Lázaro Ramos.

O lançamento vai reunir autoridades nacionais e estaduais, representantes dos três Poderes e da sociedade civil, além de personalidades do meio artístico, numa grande mobilização contra a corrupção. Entre os atores convidados estão previstas as presenças de José Wilker, Milton Gonçalves e Leopoldo Pacheco, da Rede Globo, parceira da campanha.

A partir de um diagnóstico da realidade local e levando-se em conta a execução do projeto em alguns estados da Federação, o Ministério Público mineiro fará distribuição de cartilhas e cartazes, através de parcerias firmadas com órgãos, instituições e empresas interessadas na campanha. Também será organizado um programa de palestras e um concurso escolar de redação, nos colégios de ensino fundamental e médio, sobre o tema O que você tem a ver com a corrupção?. Canais de televisão e redes de cinema estão sendo contatados para contribuir com exibição de filmes da campanha.

O projeto
Lançado nacionalmente em 16 de março de 2008, em Brasília, o projeto O que você tem a ver com a corrupção? tem caráter educativo e busca conscientizar a sociedade, especialmente crianças e adolescentes, a partir de um diferencial, que é o incentivo à honestidade e transparência das atitudes do cidadão comum, destacando atos rotineiros que contribuem para a formação do caráter. A campanha também incentiva a denúncia dos atos ilegais.

O objetivo é ajudar na prevenção de novos atos de corrupção e na conseqüente diminuição dos processos extrajudiciais e judiciais, por meio da educação das gerações futuras, estímulo a denúncias populares e punição de corruptos e de corruptores. O público-alvo são estudantes de ensino básico e médio e usuários dos serviços públicos em geral.

O caminho de educação e conscientização proposto pela campanha é um processo cultural de formação de consciência e de responsabilidade dos cidadãos, a partir de três tipos de responsabilidades: a responsabilidade para com os próprios atos, ou responsabilidade individual (estou fazendo a minha parte no meu dia-a-dia?), a responsabilidade para com os atos de terceiros, ou responsabilidade social ou coletiva (estamos cobrando individual e coletivamente a efetiva apuração e punição de corruptos e corruptores? Estamos efetivamente contribuindo para o fim da impunidade?), e a responsabilidade para com as gerações futuras, a partir de um agir consciente.

Já para estimular as denúncias populares dos atos de corrupção, o projeto propõe a criação de um canal direto entre a sociedade e o Ministério Público Brasileiro, facilitando a apuração das mencionadas condutas. Para isso, os portais dos Ministérios Públicos nos estados abrirão um link em que qualquer pessoa poderá preencher um formulário para denunciar casos suspeitos de corrupção.

Com informações da Assessoria de Comunicação do MP/MG

CONAMP
Assessoria de Comunicação
imprensa@conamp.org.br
61. 3225-1353 / 61. 8135-0944

Fonte: http://www.conamp.org.br/index.php?a=mostra_noticias.php&ID_MATERIA=2583

Confira o vídeo:


Nenhum comentário: