segunda-feira, 25 de agosto de 2008

TIRADENTES MORRERIA DE FOME E VERGONHA


Tiradentes é considerado o Patrono da Polícias, seja civil ou militar, ele foi enforcado por defender idéias libertárias, numa época em que o Brasil era colônia portuguesa e os brasileiros vassalos da corôa.

Sobre sua vida militar, sabe-se que pertenceu ao Regimento de Dragões de Minas Gerais. Ficou no posto de alferes, comandando uma patrulha de ronda do mato, prendendo ladrões e assassinos.

Tiradentes foi enforcado a 21 de abril de 1792, no Largo da Lampadosa, Rio de Janeiro. Seu corpo foi esquartejado, sua cabeça foi erguida em um poste em Vila Rica, arrasaram a casa em que morava e declararam infames os seus descendentes.

A história atual mostra muita coisa parecida. Policiais lutando por condições dignas de vida (por ai passam salário, habitação, educação e tudo o necessário para ter uma vida compatível com a função de risco desempenhada) e seus 'senhores', que já obtiveram o direito a salários de excelência entendendo (ou querendo mostrar aos cidadãos) que o policial já ganha muito bem e o que eles querem é fazer baderna, etc. e tal.

Avaliando tais acontecimentos, acho até que se Joaquim José da Silva Xavier, o "Tiradentes", estivesse aqui entre nós, ressucitado, e assumisse a frente dessa luta, nossos administradores fariam a mesma coia que foi feita há 216 anos: e ele anos depois passaria outra vez à História do Brasil, dessa vez como 'preso', 'desterrado' e 'morto de vergonha'.

Mas nós tomaremos seu exemplo de lutas e seguiremos em frente.

Nenhum comentário: